domingo, 12 de dezembro de 2010

Humaitá-AM Ultrapassa os 44.000 mil Habitantes

Por Valdeir Malta

Segundo os dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, CENSO 2010, a população de Humaitá-AM passou de 32.796 para 44.116 habitantes, um crescimento considerável em apenas dez anos, levando em conta que a população do Estado do Amazonas que hoje é 3.480.937 habitantes, cresceu apenas 2.15%, o Brasil com 190.732.694 habitantes, cresceu 1.7%, a cidade de Humaitá-AM cresceu 34.52%. 


Com esse aumento, a pacata, verdejante e hospitaleira cidade de Humaitá-AM, continua sendo a 10ª cidade do Estado do Amazonas mais populosa, dentre os 62 municípios amazonenses, ficando atrás apenas de 1ª-Manaus (1.802.525), 2ª- Parintins (102.066), 3ª-Itacoatiara (86.840), 4ª-Manacapuru (85.144), 5ª-Coari (75.909), 6ª-Tefé (61.399), 7ª-Tabatinga (52.279), 8ª-Maués (51.847) e 9ª-Manicoré com (47.011). 

Os 44.116 habitantes ficaram divididos assim: 23.115 homens e 21.001 mulheres; 30.475 na zona urbana e 13.641 na zona rural, de acordo com a comissão de inspeção formada por membros do IBGE e a sociedade humaitaense, esses números poderão ser alterados, tendo em vista, que, a Prefeitura Municipal de Humaitá, entrou com um recurso, tempestivamente, contestando, que duas comunidades da zona rural não foram recenseadas, uma no Lago do Antonio por nome de Pau Queimado e o assentamento Novo Oriente, feito pelo INCRA com 40 famílias, de acordo com a Portaria de nº.042/2007, de 17 de setembro de 2007, expedida pela Superintendência Regional do INCRA do Estado do Amazonas. 

A comissão, junto com o INCRA e o IDAM de Humaitá, estão juntando provas, tais como a ata dos assentados, o numero de famílias e a declaração dos próprios moradores, afirmando que não receberam a visita de nenhum recenseador. A justificativa do recurso impetrado pela Prefeitura parece, a priori, sem motivação, no entanto, é perfeitamente louvável e justificável a intenção, se entendermos que mesmo com esse aumento na população, Humaitá continuará a receber os repasses constitucionais como FPM e ICMS na escala de 1.8 (um ponto oito). 

Para aumentar a fatia no bolo dos repasses constitucionais, a população de Humaitá teria que chegar a no mínimo 44.149 habitantes, com isso, passava de 1.8 para 2.0. Com os números atuais que foram divulgados (44.116), perceberemos que faltaram apenas 33 habitantes, de acordo com a comissão, só no assentamento feito pelo INCRA, têm 40 famílias, mais a comunidade do Pau Queimado nas cabeceiras do Lago do Antonio, com isso, indubitavelmente ultrapassaríamos os 44.149 que precisamos. 

Com o aumento nos repasses constitucionais de 1.8 para 2.0, Humaitá receberá por ano, mais de 1 milhão de reais, dinheiro, que certamente, serviria para dar um aumento aos servidores efetivos, tão merecedores de tal reconhecimento, e, que foram esquecidos pelos últimos que administraram Humaitá e fazer investimento em urbanização e na infraestrutura da cidade. Se a população cresceu 34.52% em dez anos, e, os repasses continuam os mesmo, é obvio que quem administra hoje precisa fazer malabarismo para dar conta do recado. 

Foto: Gilberto Marinho

7 comentários:

cucha disse...

Estimados amigos quisiera poder contactar por esta vía alguna persona de Humaitá que me pueda dar información sobre la Rodovia trabsamazónica- Estoy próxima a partir hacia Rio Branco. Porto Velho. Qusisera llegar a Ceará.
Es importante para mí a nivel personal y profesional porque estoy desarrollando un proyecto artístico en Perú (soy contadora de historias- escritora y educadora) que involucra ese recorrido.
Espero puedan ayudarme.
Un abrazo desde estas tierras.

Gilberto Marinho disse...

Olá Cucha bom dia, sou de Humaitá-AM e proprietário do Blog Humaitá-Amazonas-Brasil, lhe informo que a BR-230 Transamazônica está em perfeito estado de conservação, uma pena que é estrada de barro, mas é trafegável e está em constante manutenção, ela atravessa terras indígenas e dai você terá que pagar pedágio aos índios.

junivaldo disse...

Gilberto, você está de parabéns pela inciativa. Só vc mesmo para descrever com tanta competência a nossa pequena, mas grande Humaitá.

Abçs fraternos!

grasielle algarte lopes disse...

olá! estou me mudando de porto velho para humaitá,com a minha familia.só conheço pela internet mas já estou gostando. obrigada pelo espaço!

jeany assis disse...

Estou programando uma viagem a passeio para humaitá gostaria de saber sobre hospedagem,transporte e pontos turistico moro em Manaus e no mes de março irei vazer essa viagem, ficarei grato se vc enforma para que eu possa aproveita o tempo que ficarei aí bjos.

jeany assis disse...

Estou programando uma viagem a passeio para humaitá gostaria de saber sobre hospedagem,transporte e pontos turistico moro em Manaus e no mes de março irei vazer essa viagem, ficarei grato se vc enforma para que eu possa aproveita o tempo que ficarei aí bjos.

Gilberto Marinho disse...

Olá Jeany Assis, seja muito bem vinda a Humaitá-Am...

Sua viagem pode ser por avião: Trip Linhas Áereas ou de Barco via Rio Madeira, infelizmente a BR-319 ainda não está pronta.

Quanto a hospedagem existem inumeros hoteis: Macedonia, Brasil, El Shadai, Pousada Paraiso...

O transporte coletivo ainda não existe, mas a cidade possui moto táxis, taxistas e freteiros.

Pontos Turisticos, temos o Balneário do Ipixuna, Festas no Texas Pub e Circuito Musical, igrejas temos a católica Catedral, Santo Antonio, São Francisco, São José... Praça da Matriz, igrejas evangélicas temos a Betel, Assembleia de Deus, Universal e Mundial do Poder de Deus... Câmara Municipal, Praça da Rodoviária, Portal de Entrada da Cidade, Biblioteca, Casas Antigas no Centro, Escola Patronato, Osvaldo Cruz...

A cidade é pacata se comparada com Manaus, mas creio que irá gostar e muito... Seja bem vinda mais uma vez