sábado, 15 de maio de 2010

Humaitá-AM comemora 141 anos de fundação - Significados da Bandeira e do Brasão


Hoje (15/05), o município de Humaitá-AM está comemorando seu 141º (centésimo quadragésimo primeiro) aniversário de fundação, e logicamente não podemos deixar de homenageá-lo. Digo que “Humaitá, és um lugar alheio ao mundo, mas acessível a seu povo que possui amor a verdade e apego ao lar. Sua gente tem aversão a regimes e infinito gosto pelas artes, és terra de sábios” (Gilberto Marinho).

Significados da Bandeira de Humaitá-AM

A bandeira e o brasão de Humaitá-AM foi pensada, projetada e confeccionada pelos então jovens Francisco Ribeiro (Chico Ribeiro), funcionário do INCRA e Raimundo Burton da Silva, logicamente com a supervisão e colaboração do professor Arcinóe Antônio Peixoto de Farias, a mesma foi oficializada pelo Decreto Lei nº 058 de 1979.

Sua inspiração deu-se nas estradas ou varadouros de seringais, que era a principal fonte de renda, riqueza e desenvolvimento de Humaitá-AM no período àureo da borracha. E também na quietude e placidez da selva amazônica. Possui forma retangular e é dividida em 04 partes pelas 02 faixas em forma de X. No centro possui um círculo, onde encontra-se o brasão, suas cores são vermelho, verde, azul e branco.  

Significados do Brasão de Humaitá-AM

Como dito anteriormente a bandeira e o brasão de Humaitá-AM tiveram a mesma autoria, e as características do brasão são: Que ele possui 08 torres, mas somente 05 são visíveis e estão entre 02 àrvores de castanheiras que se apóiam numa faixa de cor vermelha com a descrição Humaitá, as datas colocadas no brasão 1869 e 1894, representam o ano de fundação e a elevação à categoria de cidade, respectivamente.

No centro do brasão há um escudo (de origem portuguesa, evocando a raça dos colonizadores), contornado nas cores vermelha e branco, tendo ao meio um desenho na forma de Y (representa o entroncamento das BR’s 319 Porto Velho/Manaus e 230 Transamazônica, além da AM 280 Humaitá/Lábrea), cortado por uma faixa na cor azul (representa o Rio Madeira). Sobre o desenho na forma de Y, existem 02 buzinas de caça em estilo boiadeiro (lembrando a pecuária como atividade econômica do município), há também 02 objetos de forma arredondados (que representam as pélas de borracha/látex). A coroa com suas torres representa a sede da Comarca, já as iluminações nas cores vermelhas simbolizam os dirigentes e os pioneiros desbravadores de Humaitá-AM.

Fonte: Gilberto Marinho
Foto: Prefeitura Municipal de Humaitá-AM

Nenhum comentário: