quarta-feira, 15 de abril de 2009

Tudo Sobre Humaitá-Am - Pesquisas e Projetos - Leiam


ü  AFFONSO, Almino Monteiro Álvares. Comendador Monteiro - Tronco e Ramagens, 1ª edição, Ed. Valer e Ed. UniNorte e Governo do Estado do Amazonas, Manaus, 2004.

ü  ALMEIDA, Raimundo Neves de, Retalhos Históricos e Geográficos de Humaitá, O Autor, 1ª e 2ª edição, Porto Velho-RO, 1981 e 2005.

ü  ALMEIDA, Raimundo Neves de, Escritores e Poetas Humaitaenses, O Autor, 1ª edição, Porto Velho-RO, 2008.

ü  ALMEIDA, Raimundo Neves de, Na Beira do Barranco - Estórias, Crendices, Sentimentos e Humor de Caboclos do Madeira, O Autor, 1ª e 2ª edição, Porto Velho-RO, 2005.

ü  BENTES, Dorinethe dos Santos / ROLIM, Amarildo Rodrigues – O Amazonas no Brasil e no Mundo, Manaus, ed. Mens’sana, 2005.

ü  BRAGA, Robério, Notícia Histórica de Humaitá, Manaus, CODEAMA e IGHA, 1987.

ü  D'AVERSA, Dom Miguel, Histórico da Catedral de Humaitá, 1975.

ü  FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Mini Aurélio Século XXI Escolar, Rio de Janeiro-RJ, Ed. Nova Fronteira, 2001.

ü  HUGO, Vitor, Os Desbravadores, Vol. I e II, Ed. Salesiana C. B. A. G., 1959 e 1991.

ü  IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2009.

ü  MACHADO, José Pedro, Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, 8ª edição, Ed. Livros Horizontes, Lisboa-Portugal, 2003.

ü  Prefeitura Municipal de Humaitá, Administração - Quadro Histórico de Prefeitos, 2006.

ü  PINTO - Emanuel Pontes, Rondônia  Evolução Histórica, A Criação do T. F. G, Fator de Integração Nacional, Rio de Janeiro-RJ, ed. Expressão e Cultura, 1993.

ü  ROCQUE, Carlos. Grande Enciclopédia da Amazônia, Vol. III, AMEL - Amazônia Editora Ltda, Manaus, 1968.

ü  SEDUC - Secretaria de Estado da Educação, Série Descobrindo Nosso Município – Humaitá - Am, Estudos Sociais, Manaus, 1993.

ü  TEIXEIRA - Marco Antônio Domingues & Fonseca, Dante Ribeiro, História Regional (Rondônia), Porto Velho-RO. Rondoniana. 1998.

ü  THOMPSON, George, A Guerra do Paraguai, Enciclopédia dos Temas Brasileiros, 1978.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Gilberto. Meu nome é Anfremon Monteiro de Oliveira. Sou neto de Anfremon D'Amazonas Monteiro, que é filho de Antonio Frederico Monteiro, irmão de Dolores Monteiro, mãe de Almino Afonso.

Se não estou enganado, Dolores Monteiro e Antonio Frederico Monteiro são descendentes de José Francisco Monteiro, fundador da cidade de Humaitá.

Gostaria de fazer uma observação quanto a informações de Humaitá. Se você faz uma pesquisa na Internet, você encontra como filhos famosos da cidade apenas Álvaro Maia e Almino Afonso. Porém, se você pesquisar sobre meu avô, também nascido em Humaitá, ele foi uma pessoa pública e conhecida no cenário político estadual, sendo deputado, presidente da assembléia legislativa de Manaus e algumas vezes governador interino do Amazonas. Infelizmente não sei porque ele não é citado nos artigos referentes ao município.

Aproveitando o contato também, gostaria de saber se você possui documentos históricos da cidade ou conhece alguém que possua informações sobre a família do meu avô?

Para contato, você pode usar o e-mail anfremon@hotmail.com

Um abraço e parabéns pelo blog. Meu pai e minhas avós também são filhos da terra e já tive o prazer de conhecer Humaitá há bastante tempo atrás, pois sou natural de Manaus.

Um abraço.

Gilberto Marinho disse...

Olá Anfremon, desculpe o Blog apesar de tê-lo criado em 2007, anda sem tempo de atualizá-lo. Seu avô com certeza foi e sempre será um filho ilustre de Humaitá-Am, só que é difícil conseguir dados sobre ele e muitos outros personagens que lutaram para transformar Humaitá-Am e uma das melhores cidades do Amazonas.

Desculpe novamente, por não ter citado novamente Anfremon D'Amazonas, mas Almino Afonso em seu livro "Tronco e Ramagens", faz citação sobre ele, lhe confesso que sou apaixonado por nossa história, sou aluno da UFAM em Humaitá-Am e já fiz artigo relacionado, e tenho um projeto que se tornará livro em breve. Mas pra isso tenho que pesquisar muito e conseguir muito mais dados, e algumas coisas não publico no Blog se não ninguém se interessará pelo livro entende.

Criei também uma página no Wikipedia sobre Humaitá-Am, e os outros links também com filhos ilustres e tudo mais, antes não havia nada, ninguém podia pesquisar nada. agora tem pouca coisa, mas tem.

Lester_Guimarães disse...

Essa e sua cidade??? Bem bonita...eu moro em Santarém para, flw sucesso com o blog :)
http://olhardofuturodigital.blogspot.com